terça-feira, 10 de maio de 2005

.: Resenha de "Noites Paulistanas", Helvio Borelli

A literatura da cultura brasileira: Música brasileira nos anos 50 e 60 
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em maio de 2005


Um registro histórico da música brasileira. Após muito pensar é certo que o primeiro livro que vem à mente é o famoso Noites Tropicais, do músico Nelson Motta. Bom, até o presente momento, sim, esta seria a lembrança. Contudo, neste ano de 2005, a literatura nos presenteia com uma novidade sobre o universo musical nas décadas de 50 e 60, isto é, "Noites Paulistanas: Histórias e Revelações Musicais das Décadas de 50 e 60", de Helvio Borelli, da Arte e Ciência Editora.

A obra de Borelli enfoca a vida cultural no centro da cidade de São Paulo, a qual deixou marcas na história da Música Popular Brasileira. Noites Paulistanas traz 40 entrevistas, entre eles, músicos e personagens da noite paulistana do período, com supervisão e consultoria do músico Sabá (contra-baixista do Jongo Trio).

Ao levar em conta que os anos 60 foram de profundas transformações no mundo, causando o rompimento das barreiras da moral e dos costumes, Borelli, retrata a época em que havia grande facilidade de encontrar Vinícius de Moraes, Maysa, Gilberto Gil, César Camargo, João Gilberto, Tom Jobim, Chico Buarque, Jair Rodrigues, Caetano Veloso, Claudete Soares e Johnny Alf, simplesmente, no cotidiano da cidade, seja em uma casa de luxo ou em um boteco.

De acordo com Borelli, a literatura sobre a cultura brasileira, especialmente a musical, está muito centrada no Rio de Janeiro, porque era a capital. "Mas a vida boêmia paulistana criou, lançou e projetou expoentes em todos segmentos artísticos, como só uma cidade aberta ao novo - como é S.Paulo - poderia registrar".

O destaque da obra é a emoção com que tantas e tantas histórias musicais são contadas, sejam as primeiras apresentações de César Camargo Mariano com 13 anos ou o histórico show Três na Bossa, em abril de 1965 com Elis Regina, Jair Rodrigues e Jongo Trio. O livro que relata as histórias de personagens, bares, boates e restaurantes, conta com o prefácio do produtor e crítico de música Zuza Homem de Mello, que na época despontava como um dos mais importantes agitadores culturais do país. Já o contra-baixista do Jongo Trio, Sabá e apresentador de programa de rádio sobre MPB, foi o inspirador e consultor da obra, participou de toda pesquisa e entrevistas com as personagens do livro.

Autor: Helvio Borelli é jornalista há 30 anos, premiado com APCA em reportagem de rádio, foi repórter das rádios Jovem Pan, Globo/Excelsior, do jornal Folha da Tarde e hoje trabalha na Rádio Trianon de S.Paulo. Esse é o primeiro livro do jornalista, um aficcionado por MPB, futebol e pela cidade de São Paulo.

Livro: Noites Paulistanas: Histórias e Revelações Musicais das Décadas de 50 e 60
Autor: Helvio Borelli
156 páginas
Editora: Record
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.