sábado, 1 de janeiro de 2005

.: Porque não repassar corrente dos e-mails

Por: Helder Moraes Miranda
Em janeiro de 2005


Foi publicado na Internet: para que ninguém mais se sinta culpado por não repassar aquelas correntes, ou por não ter dado nem um real para ajudar na operação daquela criança, que tem uma doença raríssima e que deve morrer em algumas semanas. Por este motivo, o Resenhando selecionou algumas dicas de como evitar problemas, ao receber e enviar e-mails.

Em primeiro lugar, a boa educação recomenda que, ao mandar e-mail para muitas pessoas, deve-se preservar a identidade dos contados. Ou seja, nunca colocar o endereço do destino nos campos Para (To) e Cc (Copia carbono).

Deve-se, sim, utilizar o campo CCo (Cópia carbono oculta) ou Bcc (Blynd copy), pois ninguém verá os endereços das outras pessoas que receberam a mensagem. De qualquer forma, como o assunto são  as correntes de e-mail, é necessário deixar claro que:

1) Grandes empresas não usam correspondência do tipo corrente. A Microsoft e a AOL não oferecem US$ 245 a cada repasse de e-mail, e a Ericsson não doa celulares de graça.

2) A AMBEV e a NESTLÈ não dão kits gratuitos para quem repassar e-mails e mandar confirmação para o endereço indicado. 

3) A MTV não lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente.

4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus anteriores da pirâmide, que é verdade.

5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo do chegado do tio dele.

6) NÃO existe nenhum registro, em hospital algum, de que alguém se espetou com uma agulha contaminada com o vírus da AIDS em uma poltrona de cinema.

Pra ter uma idéia, o vírus não sobrevive nestas condições, a menos que você coloque a agulha na poltrona, e alguém sente na mesma em frações de segundos, após a exposição do sangue na agulha. Portanto tal notícia é improcedente e infundamentada.

7) Se o último desastre que envolve foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste Americana, você acha realmente que esta informação chegaria ao público por e-mail? Aliás, você acha que a Nasa e o Pentágono iriam permitir que esta informação vazasse?

8) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapinhos Budweiser", etc. Na verdade, você nunca deve reenviar qualquer e-mail de alertam sobre vírus antes da primeira confirmação se um site confiável de uma companhia real o tenha identificado.

9) Corte aqueles quilômetros de cabeçalhos dos e-mails. É só selecionar tudo e deletar.

10) Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail não ajudará esta causa. Se você quiser ajudar, procure seu deputado, a Anistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails com "abaixo-assinado" geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. São meios de obterem endereços eletrônicos.

11) NÃO existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%; e nem para deixar de cobrar pedágio; portanto não perca tempo nem "pague mico" assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisa.

12) As escolas americanas nunca ensinaram e nem podem ensinar, que a Amazônia é uma área de controle internacional simplesmente porque não existe nenhuma organização, ou entidade internacional, oficialmente reconhecida que determinou isto. Não existe e nunca existiu esta matéria nas escolas americanas. Você acha que, se isto fosse verdade, o Governo Brasileiro e os países vizinhos envolvidos, não já teriam averiguado isto e tomado as devidas providências?

13) Você não vai morrer, nem ter azar no amor se arrebentar uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos esse tipo de e-mail imbecil que pra outra coisa não serve, a não ser ajudar hackers e spans.

14) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil... Não acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.

15) Quando recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, não repasse apenas "pra fazer a sua parte". Pode haver alguém cheio de má intenção, por trás deste e-mail. Verifique a veracidade das informações. Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que você poderá ajudar, se esta for sua opção de vida.

16) Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um assina, coloca seus endereços e telefones reais, repassando... Podem facilmente ser utilizados por assaltantes, seqüestradores, etc.

17) Cuidado com os gerúndios da Internet: estou enviando, repassando, olhando... 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.