sábado, 4 de dezembro de 2004

.: Resenha de "Deus segundo Laerte", Laerte

A forma irreverente de mostrar Deus
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2004


Brincando nos campos do Senhor. Não. O cartunista Laerte não só usa e abusa da figura de Deus nas suas tiras, mas com traços arredondados e suaves traz um humor crítico e cheio de excelência. "Deus segundo Laerte", é mais do que um livro de piada e ilustrações. Entre as qualidades deste livro está o prefácio de Frei Betto. Nele, Laerte é definido como cartunista que fazer um santo humor. 

"Livrai-nos daquela imagem de um Deus carrancudo, mal humorado, provedor do inferno, para nos aproximar da imagem evangélica que Jesus nos passa: Deus é amor, mais íntimos a nós do que nós a nós mesmos, como dizia Santo Agostinho. Portanto, se brincarmos com tudo o que nos é íntimo, porque excluir Deus de nosso bom humor e carinho?".

Conclusão perfeita ao humor de Laerte. Frei Betto apresenta o cartunista humorado e brincalhão, que a partir da página 9 mostra-se irreverente, seja em piadas sobre a criação do universo ou anjos.

Outro diferencial importante desta publicação é a explicação de Laerte sobre porque escolher Deus como tema de suas tiras. "Sempre achei legal esse negócio de representar Deus como um homem, um senhor velho de barbas brancas. Não são todas as religiões que se dão essa liberdade, embora falar em 'liberdade' nesse campo seria mais condizente com representá-lo sem barba, como mulher, negro ou coreano".

Por fim, há outra espaço em que o leitor conhece um pouco do cartunista: O Criador de Deus. É certo que este é o tipo de livro que quando compramos ou ganhamos sempre encontramos alguém o esperando, seja para ser emprestado ou dado, criando um círculo de leitores das tiras cômicas de Laerte. O melhor é que este é o primeiro volume da série das tiras em que temos Deus em destaque!

Livro: Deus segundo Laerte
Autor: Laerte
64 páginas
Editora: Olho d´Água
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.